No encontro do dia 02 trabalhamos o módulo 05 Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação relembramos um pouco dos acontecimentos dos séc. XVIII E XIX, onde o trabalho se dava de forma artesanal e aos poucos foi substituído pelo trabalho manufaturado. A visão conservadora da sociedade através do funcionalismo apresentado por meio dos estudos de Emile Durkein.
Para nos aulixiar na leitura e entendimento desse módulo trabalhamos com as seguintes questões:
UNIDADE I – Construção da lente sociológica
1- Com suas palavras relate o que você entende sobre sociologia?
2- O crescimento da produção de bens materiais foi chamado de Revolução Industrial e provocou muitas mudanças na sociedade. Que mudanças foram essas?
3- Na Revolução Francesa como era exercido o poder econômico e político?
UNIDADE II – Duas tendências teóricas no estudo da sociedade: elementos e características do Funcionalismo e do Materialismo Dialético
4- Comente o que você entendeu sobre o funcionalismo, quais suas
características e quem foi seu fundador?
5- Fale sobre o Materialismo Dialético, seus pensadores e suas características?
6- Agora responda: qual dessas duas correntes de pensamento é a mais eficaz?
UNIDADE III – Educação na perspectiva conservadora: o registro conservador de Émile Durkheim e a influência do pensamento liberal de John Dewey e da teoria do Capital Humano
7- Para o pensador Émile Durkheim como era a educação?
8- Relate sobre a educação liberal e seus princípios?
9- Reflita sobre o papel da Escola Nova, e qual sua função para uma sociedade democrática?
10- No Brasil como foi à luta por uma escola democrática?
11- Como surgiu a teoria do Capital Humano e em que consiste?
UNIDADE IV – Educação na perspectiva crítica: educação como reprodutora da estrutura de classes ou como espaço de transformação social
12- Fale sobre a educação como reprodutora da estrutura de classes, na visão do marxista francês Louis Althusser.
13- Faça um comentário sobre o pensador Antonio Gramsci e a escola como espaço da contra ideologia?
UNIDADE V – Reestruturação capitalista, reformas do Estado e o mundo do trabalh0
14- Relate como se deu o processo de desenvolvimento no mundo do trabalho?
15- Comente sobre as relações sociais no modo de produção capitalista?
16- O que você entendeu sobre o papel e o compromisso social dos trabalhadores da educação?
17- Para você qual é o verdadeiro papel da escola e dos profissionais de educação?
Em seguida entreguei as PPSs:
PPS MÓDULO 5 Educação sociedade e trabalho: abordagem sociológica
1) Em sua escola, o professor de história trabalha com os alunos a Revolução Industrial e a Revolução Francesa? Entreviste-o e registre em seu memorial os principais conteúdos da aprendizagem dos alunos. ( 2 horas e 30 minutos)
2) Faça uma entrevista com uma pessoa que se mudou do interior e da área rural para a cidade grande. Procure perceber quais as diferenças que ela notou entre a vida interiorana e a do centro urbano. Quais as dificuldades que ela encontrou para se adaptar a nova realidade? Anote os resultados no seu memorial. ( 2 horas e 30 minutos),
Nenhum comentário:
Postar um comentário