segunda-feira, 12 de março de 2012

ENCONTRO PRESENCIAL DO DIA 3 DE MARÇO DE 2012


Retornamos nossas atividades com uma palestra motivacional com a psicóloga Rosimeire Martins, que retratou o que vivenciamos no nosso dia a dia, muito trabalho, falta de paciência, gerando assim desanimo e até mesmo depressão.

Depois da palestra organizamos um delicioso café doado pela equipe do Profuncionário, onde os estudantes puderam saborear, ao retornarmos para sala de aula, entreguei a mensagem de motivação "Trabalhar com alegria" e o calendário dos encontros presenciais de 2012, fizemos a leitura e expliquei sobre as PPSs Prática Profissional Supervisionada, os alunos ficaram atentos e fizeram vários questionamentos, ficando para o próximo encontro a explicação detalhada de como escrever um projeto.



                  
                  



Nesse encontro estudamos também o módulo 12 Higiene e segurança nas escolas, fiz uma breve explanação sobre o módulo, dividi os estudantes em 8 grupos, cada grupo ficou responsável em ler e explicar uma unidade, sendo assim fomos discutindo e debatendo todo o conteúdo estudado. Após as discussões entreguei o questionário, as PPSs do módulo e passei os recados para o próximo encontro, encerrando assim as atividades do dia.


MENSAGEM
Trabalhar com Alegria

             Havia uma fazenda onde os trabalhadores viviam tristes e isolados uns dos outros.
Eles estendiam suas roupas surradas no varal e alimentavam seus magros cães com o pouco que sobrava das refeições.
Todos que viviam ali trabalhavam na roça do senhor João, dono de muitas terras, que exigia trabalho duro, pagando muito pouco por isso.
Um dia, chegou ali um novo empregado, cujo apelido era Zé alegria. Era um jovem agricultor em busca de trabalho.
Foi admitido e recebeu, como todos, uma velha casa onde iria morar enquanto trabalhasse ali. O jovem, vendo aquela casa suja e abandonada, resolveu dar-lhe vida nova.
Cuidou da limpeza e, em suas horas vagas, lixou e pintou as paredes com cores alegres e brilhantes, além de plantar flores no jardim e nos vasos.
Aquela casa limpa e arrumada destacava-se das demais e chamava a atenção de todos que por ali passavam.
Ele sempre trabalhava alegre e feliz na fazenda, por isso tinha o apelido de Zé alegria.
Os outros trabalhadores lhe perguntavam: como você consegue trabalhar feliz e sempre cantando com o pouco dinheiro que ganhamos?
O jovem olhou para os amigos e disse: bem, este trabalho hoje é tudo que eu tenho. Ao invés de blasfemar e reclamar, prefiro agradecer por ele. Quando aceitei trabalhar aqui, sabia das condições. Não é justo que agora que estou aqui, fique reclamando. Farei com capricho e amor aquilo que aceitei fazer.
Os outros, que acreditavam ser vítimas das circunstâncias, abandonados pelo destino, o olhavam admirados e comentavam entre si: "como ele pode pensar assim?"
O entusiasmo do rapaz, em pouco tempo, chamou a atenção do fazendeiro, que passou a observá-lo à distância.
Um dia o sr. João pensou: "alguém que cuida com tanto carinho da casa que emprestei, cuidará com o mesmo capricho da minha fazenda."
"Ele é o único aqui que pensa como eu. Estou velho e preciso de alguém que me ajude na administração da fazenda."
Num final de tarde, foi até a casa do rapaz e, após tomar um café bem fresquinho, ofereceu ao jovem o cargo de administrador da fazenda. O rapaz aceitou prontamente.
Seus amigos agricultores novamente foram lhe perguntar:
"O que faz algumas pessoas serem bem sucedidas e outras não?"
A resposta do jovem veio logo: "em minhas andanças, meus amigos, eu aprendi muito e o principal é que: não somos vítimas do destino. Existe em nós a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que nos cerca. E isso depende de cada um."
Toda pessoa é capaz de efetuar mudanças significativas no mundo que a cerca. Mas, o que geralmente ocorre é que, ao invés de agir, jogamos a responsabilidade da nossa desdita sobre os ombros alheios.
Sempre encontramos alguém a quem culpar pela nossa infelicidade, esquecidos de que ela só depende de nós mesmos.
Para encobrir sua indolência, muitos jogam a culpa no governo, nos empresários, nos políticos, na sociedade como um todo, esquecidos de que quem elege os governantes são as pessoas; que quem gera empregos são os empresários, e que a sociedade é composta pelos cidadãos.
Assim sendo, cada um tem a sua parcela de responsabilidade na formação da situação que nos rodeia.
E para ser feliz, basta dar ao seu mundo um colorido especial, como o personagem desta história que, mesmo numa situação aparentemente deprimente para os demais, soube fazer do seu mundo uma realidade bem diferente. E conforme ele mesmo falou: existe em nós a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo que nos cerca.
Autor desconhecido


QUESTÕES MÓDULO 12 HIGIENE E SEGURANÇA NAS ESCOLAS

1)    Como era considerada a água no século XV e XVII na Europa e como os reis tomavam banho nessa época? Pg. 13
2)    Explique como os índios influenciaram os colonizadores quanto à higiene. Pg. 14
3)    Como os historiadores atualmente colocam os hábitos de limpeza no Brasil? Pg. 15
4)    O que a UNICEF define sobre a água? Pg. 18
5)    Como são os serviços de Saneamento de água e esgoto nos países da América Latina? Pg. 19
6)    Como a saúde é entendida pela OMS? Pg. 19
7)    Qual foi o resultado da pesquisa sobre a merenda feita pela escola superior de agricultura Luiz Queiroz? Pg. 20
8)    Comente a frase: “ A saúde é um estado de completo bem estar”. Pg. 19
9)    E o que pensamos nós hoje sobre segurança e sobre as violências?
10) Comente sobre direito individuais, civis e sociais. Pg. 35
11) Essas desigualdades não seriam, em si mesmas, violências? O que sobra para uns não seria a causa da carência dos outros? Você não se sentiria agredido se, numa noite de Natal, não tivesse recursos para fazer uma ceia, comer um panetone e dar um presente para seu filho, sabendo que outros cidadãos esbanjam milhares de reais em comilanças e bebidas e repartem entre si regalos e mimos de alto preço? Essas desigualdades, além de serem violências, não seriam causa de reações violentas dos que não têm e passam a praticar furtos, roubos e assaltos? Pg. 40
12) Fale sobre as depredações e vandalismo no contexto escolar. Pg. 50
13) Comente como era no passado as atividades dos encarregados da merenda, vigilância e limpeza e compare com agora. Pg. 56
14) Cite algumas medidas paliativas quanto a segurança na educação? Pg. 57
15) Faça um comentário sobre: ECA, Adolescentes infratores e a Reeducação. Pgs. 62 e 68.

PPS Módulo 12 Higiene e segurança nas escolas
1 – Converse com as merendeiras ( e futuras técnicas em alimentação escolar) de sua escola e discuta as condições higiênicas da cozinha, da cantina e do refeitório. E você acha que deve haver cantina escolar onde se comercializam alimentos? Por que sim ou por que não? ( 2h)
2 – Reúna três funcionários e liste, com eles, um rol de fatos e de posturas de educadores e de educandos que comprometem a higiene da escola. Discuta que ações seriam possíveis para sua escola ser “Nota dez” em higiene. ( 4h)
3 – Você é a favor ou contra o uso de armas pelo porteiro e pelos vigias da escola? Por que? Entreviste um vigia de sua escola e um colega de outra escola e perceba as semelhanças e diferenças de sua mentalidade e da organização da segurança dos dois estabelecimentos. ( 4h).


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